Acordes Sus4 e o Transtorno de Dupla Personalidade

Conheça Todos os Nossos Cursos e eBooks

Compartilhe a Música:

Hoje nós vamos falar de um tipo de acorde que com certeza já despertou sua curiosidade: O sus4.
Ele faz parte do que chamamos de acordes suspensos, onde nós elevamos a terça do acorde e a transformamos em quarta, por isso sus4.
Se você ainda não viu, ou estudou, este tipo de acorde, vale a pena conferir nosso e-Book de Introdução à Harmonia, onde nós explicamos direitinho este assunto.
Nosso foco aqui será em entender as funções que o acorde sus4 pode exercer dentro de uma harmonia.
Mais especificamente, nosso foco será sobre o acorde V7sus4, dando continuidade aos assuntos relacionados às possibilidades de preparações na harmonia.

Sonoridade do V7 sus4

Relembrando rapidamente, os acordes V7sus4  possuem a seguinte formação:

I – 4 – 5 – b7

No tom de Dó maior, o acorde V7sus4 seria o G7sus4, que é o quinto grau, gerando as seguintes notas dentro do acorde:

G – C – D – F

sus4

Agora, vamos comparar as notas de G7 com as do G7sus4:

A primeira característica importante que percebemos deste acorde é que ele atenua bastante a sonoridade dominante do V7, pois ao colocar a quarta(dó) no lugar da terça(si), ele remove o trítono (si-fá) e retira a sensível da tonalidade (si).
E como você já leu em nosso blog, a sensível da tonalidade junto ao trítono são responsáveis por gerar a forte sensação de preparação que existe nos acordes V7.

Então qual é a Função do V7 sus4?

A pergunta correta seria: Quais as funções do V7sus4?
Como a pergunta sugere, existem duas possibilidades funcionais para o acorde V7sus4.

1. Função Dominante

Essa é a mais simples.
Apesar deste acorde não ter mais o trítono e a sensível da tonalidade, ele ainda exerce função dominante, ou seja, ele prepara o Grau I.
Isso ocorre pois o caminho de baixo, que também é um elemento importante, se mantém, percorrendo o caminho V > I.
A progressão abaixo, no tom de Dó maior, ilustra bem isso:

Dm7- G7sus4 – C7M

A análise harmônica da progressão acima seria:

IIm7 – V7sus4 – I7M

Trata-se do Two five, porém, com o acorde do quinto grau sendo dominante (V7) do tipo sus4. E ainda ocorre a conclusão, isto é, o caminho de baixo da nota Sol indo para a nota Dó – V indo para o I.

2. Função Subdominante

Essa possibilidade também é muito explorada na música popular.
Para entendê-lá, devemos destrinchar o acorde V7sus4, e conseguir enxergá-lo a partir de outro ponto.
Já vimos que o G7sus4 tem as seguintes notas:

G – C – D – F

Vamos brincar de embaralhar as notas e pensar este acorde a partir da nota Ré.

D – F – C – (G)

Se você ainda não pegou o “pulo do gato”, analise as notas deste “novo acorde”:

I – b3 – b7 – (11)

Opa, temos um acorde que tem a terça menor e a sétima menor, trata-se então de um acorde menor com sétima (m7). Como o baixo está em Ré, temos como resultado um Dm7.
Além disso, temos a nota sol, que em relação a Ré é nota de tensão (11). Mas não se preocupe com ela aqui. Essa tensão não mudará em nada a função do acorde.
Resumindo a ideia, temos um Dm7(11). Ou seja, G7sus4 pode ser um Dm7(11) disfarçado!!!
Dm7 no tom de Dó é o Grau IIm7. Se você leu nosso post sobre funções dos acordes, já sabe que o grau IIm7 possui função subdominante.
Logo, o V7sus4 pode aparecer como se fosse um dois cadencial,  assim como o IIm7, vindo antes do V7:

IIm7 – V7 – I7M

Dm7- G7sus4 – C7M

V7sus4 – V7 – I7M

G7sus4- G7 – C7M

Esse movimento V7sus4 > V74 > I, é muito comum em diversas cadências da música popular, e agora, você já sabe o porquê ele existe e como utilizá-lo.
Basicamente ele é um substituto do IIm7, nesse contexto.

Dupla Personalidade

Por isso que chamamos atenção no título do artigo: Dependendo do contexto, os acordes V7sus4 podem ter função Dominante ou Subdominante.
Quando ele precede o Grau I ele é Dominante.
Quando ele precede o próprio Grau V7 ele é Subdominante, substituindo o grau IIm7.

Segue o Baile

Estamos quase terminando toda essa parte de preparações. Se você está seguindo nosso cronograma estruturado, o próximo assunto é sobre os Dominantes Estendidos.
E aí? Curtindo nossos posts? Não deixe de curtir nossos artigos e postar suas dúvidas. Isso ajuda a melhorar cada vez mais os conteúdos que trazemos para vocês!

Bônus

Pro pessoal das teclas, nós vamos postar abaixo um link muito legal que mostra as formas dos acordes suspensos no teclado.
https://www.pianochord.org/g7-sus.html
Obs.: Pra quem não é dos teclados esse link também é útil, pois a visualização das notas é muito didática quando enxergamos a partir do teclado.


Siga Opus 3 nas Redes Sociais…

… e não perca nenhum conteúdo novo!


Opus 3 | Ensino Musical

Os irmãos Álvaro Fusco e Gabriel Miguez são Professores e Co-Fundadores da Opus 3 Ensino Musical.
A Escola, que foi fundada em 2014 já transformou a vida de centenas de alunos em seus anos de história.
Com o enorme sucesso da escola física, os irmãos sentiram a necessidade de criar um espaço virtual.
Foi criado então o blog da Opus 3.
Neste espaço virtual, qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo tem a oportunidade de aprender música.
🤍

Deixe um comentário

Temos um Presente pra Você!

Clique no botão abaixo e descubra qual é o seu presente...