Se você já entendeu como são formados os 3 tipos de Escala Menor, está na hora de entender o que é o Campo Harmônico Menor, originado a partir dessas escalas.
Na verdade, podemos pensar também em Campo(s) Harmônico(s).
Lembra quando montamos o Campo Harmônico Maior?
Pegamos as notas da escala maior e montamos as Tétrades (1,3,5,7).
Faremos agora, a mesma coisa com o Campo Harmônico Menor, porém, como temos 3 Escalas Menores, teremos também 3 Campos Harmônicos diferentes.
Mas atenção!
Apesar de gerarmos 3 Campos Harmônicos, eles são pensados como um só!
3 Campos Harmônicos em 1
Nunca vamos analisar uma música pensando somente nos acordes com Campo Harmônico da Menor Harmônica, por exemplo.
Sempre iremos pensar nos acordes possíveis em todos os Campos Harmônicos do modo menor.
Isso quer dizer que teremos muito mais possibilidades de acordes dentro do Tom Menor, visto que teremos disponíveis todos os acordes gerados a partir das 3 variações da Escala Menor.
O que é o Campo Harmônico Menor?
Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela.
Vamos construí-los juntos, passo a passo:
- Montar as Escalas Menores;
- Montar os acordes dos 7 graus (utilizando 1, 3, 5, 7);
- Após montar esses acordes, observar quais tipos de acordes foram formados em cada grau e analisar os padrões gerados;
Passo 1: Montando as Escalas Menores
Vamos relembrar aqui a formação das Escalas Menores:
- Escala Menor Natural
I – II – bIII – IV – V – bVI – bVII
- Escala Menor Harmônica
I – II – bIII – IV – V – bVI – VII
- Escala Menor Melódica
I – II – bIII – IV – V – VI – VII
Em Lá Menor, essas escalas ficariam assim:



Passo 2: Montando os acordes dos 7 graus
Antes de começarmos, vou colocar aqui uma pequena legenda para ajudar vocês a interpretarem as imagens.
Na figura de cima:
- As notas em azul são as notas que selecionamos (1, 3, 5, 7) e que vão entrar nos acordes.
- As notas em preto são as que fazem parte da escala, porém, não entram no acorde em questão;
- Observe que pensamos as notas sempre baseadas na escala de Lá menor (seja ela natural, harmônica ou melódica);
Na figura de baixo:
- Quando geramos o acorde analisamos o que as notas selecionadas são em relação a fundamental (nota 1) do acorde;
- Os acordes estão escritos na cor preta com suas respectivas cifras acima deles;
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Menor Natural
Agora iremos gerar os acordes de cada um dos 7 graus, utilizando sempre as notas 1, 3, 5, 7 a partir da nota inicial.
Vamos, primeiro, montar os acordes resultantes da Escala Menor Natural!
Ela possui a seguinte Formação:
I – II – bIII – IV – V – bVI – bVII
Acorde do Grau I.
- Em lá menor, a nota do Grau I é a nota Lá;
- Pegando, a partir do Lá, as notas 1, 3, 5 e 7 temos as notas: Lá, Dó, Mi, Sol;
- Lembrando sobre formação de acordes, o acorde gerado foi: Am7;

Acorde do Grau II.
- Em lá menor, a nota do Grau II é a nota Si;
- Pegando a partir do Si as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Si, Ré, Fá, Lá;
- O acorde gerado foi: Bm7(b5);

Acorde do Grau bIII.
- Em lá menor, a nota do Grau bIII é a nota Dó;
- Pegando a partir do Dó as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Dó, Mi, Sol Si;
- O acorde gerado foi: C7M;

Acorde do Grau IV.
- Em lá menor, a nota do Grau IV é a nota Ré;
- Pegando a partir do Ré as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Ré, Fá, Lá, Dó;
- O acorde gerado foi: Dm7;

Acorde do Grau V.
- Em lá menor, a nota do Grau V é a nota Mi;
- Pegando a partir do Mi as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Mi, Sol, Si, Ré;
- O acorde gerado foi: Em7;

Acorde do Grau bVI.
- Em lá menor, a nota do Grau bVI é a nota Fá;
- Pegando a partir do Fá as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Fá, Lá, Dó, Mi
- O acorde gerado foi: F7M;

Acorde do Grau bVII.
- Em lá menor, a nota do Grau bVII é a nota Sol;
- Pegando a partir do Sol as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Sol, Si, Ré, Fá;
- O acorde gerado foi: G7;

No final das contas, temos o seguinte Campo Harmônico resultante da Menor Natural:
Im7 – IIm7(b5) – bIII7M – IVm7 – Vm7 – bVI7M – bVII7
Am7 – Bm7(b5) – C7M – Dm7 – Em7 – F7M – G7
Assim como temos os tons relativos maiores e menores nas escalas, temos também no Campo Harmônico.
Podemos pensar o Campo Harmônico Menor Natural como se fosse o Campo Harmônico Maior, só que começando a partir do sexto Grau. Contudo, nós quisemos mostrar pra vocês o porquê chegamos nessa formação.
Observações:
- Note que, devido a ausência da Sensível (7M) o Campo Harmônico Menor não tem Grau V7;
- O grau bVII7, apesar de ter estrutura de acorde dominante, não possui a função dominante, ou seja, não prepara o Grau I;
- Assim como a Escala Menor Natura, o Campo Harmônico Menor Natural é Modal, o que não o impede de ser utilizado na Harmonia Tonal;
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Menor Harmônica
Agora iremos gerar os acordes de cada um dos 7 graus da Menor Harmônica, utilizando sempre as notas 1, 3, 5, 7 a partir da nota inicial.
Ela possui a seguinte Formação:
I – II – bIII – IV – V – bVI – VII
Acorde do Grau I.
- Em lá menor, a nota do Grau I é a nota Lá;
- Pegando, a partir do Lá, as notas 1, 3, 5 e 7 temos as notas: Lá, Dó, Mi, Sol#;
- Lembrando sobre formação de acordes, o acorde gerado foi: Am(7M);

Acorde do Grau II.
- Em lá menor, a nota do Grau II é a nota Si;
- Pegando a partir do Si as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Si, Ré, Fá, Lá;
- O acorde gerado foi: Bm7(b5);

Acorde do Grau bIII.
- Em lá menor, a nota do Grau bIII é a nota Dó;
- Pegando a partir do Dó as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Dó, Mi, Sol# Si;
- O acorde gerado foi: C7M(#5);

Acorde do Grau IV.
- Em lá menor, a nota do Grau IV é a nota Ré;
- Pegando a partir do Ré as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Ré, Fá, Lá, Dó;
- O acorde gerado foi: Dm7;

Acorde do Grau V.
- Em lá menor, a nota do Grau V é a nota Mi;
- Pegando a partir do Mi as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Mi, Sol#, Si, Ré;
- O acorde gerado foi: E7;

Acorde do Grau bVI.
- Em lá menor, a nota do Grau bVI é a nota Fá;
- Pegando a partir do Fá as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Fá, Lá, Dó, Mi
- O acorde gerado foi: F7M;

Acorde do Grau VII.
- Em lá menor, a nota do Grau VII é a nota Sol#;
- Pegando a partir do Sol as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Sol#, Si, Ré, Fá;
- O acorde gerado foi: G#°;

Logo, no final das contas, temos o seguinte Campo Harmônico resultante da Menor Harmônica:
Im(7M) – IIm7(b5) – bIII7M(#5) – IVm7 – V7 – bVI7M – VII°
Am(7M) – Bm7(b5) – C7M(#5) – Dm7 – E7 – F7M – G#°
Observações:
- Devido a adição da 7M alguns acordes mudaram;
- Agora temos a presença da Sensível (7M), resultando num Grau V7, que possui tanto estrutura dominante quanto função dominante, preparando o Grau I;
- Comparando o Campo Harmônico Menor Natural, os Graus ímpares são diferentes e os graus pares são iguais!
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Menor Melódica
Agora iremos gerar os acordes de cada um dos 7 graus da Menor Melódica, utilizando sempre as notas 1, 3, 5, 7 a partir da nota inicial.
Ela possui a seguinte Formação:
I – II – bIII – IV – V – VI – VII
Acorde do Grau I.
- Em lá menor, a nota do Grau I é a nota Lá;
- Pegando, a partir do Lá, as notas 1, 3, 5 e 7 temos as notas: Lá, Dó, Mi, Sol#;
- Lembrando sobre formação de acordes, o acorde gerado foi: Am(7M);

Acorde do Grau II.
- Em lá menor, a nota do Grau II é a nota Si;
- Pegando a partir do Si as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Si, Ré, Fá#, Lá;
- O acorde gerado foi: Bm7;

Acorde do Grau bIII.
- Em lá menor, a nota do Grau bIII é a nota Dó;
- Pegando a partir do Dó as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Dó, Mi, Sol# Si;
- O acorde gerado foi: C7M(#5);

Acorde do Grau IV.
- Em lá menor, a nota do Grau IV é a nota Ré;
- Pegando a partir do Ré as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Ré, Fá#, Lá, Dó;
- O acorde gerado foi: D7;

Acorde do Grau V.
- Em lá menor, a nota do Grau V é a nota Mi;
- Pegando a partir do Mi as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Mi, Sol#, Si, Ré;
- O acorde gerado foi: E7;

Acorde do Grau VI.
- Em lá menor, a nota do Grau VI é a nota Fá#;
- Pegando a partir do Fá as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Fá#, Lá, Dó, Mi
- O acorde gerado foi: F#m7(b5);

Acorde do Grau VII.
- Em lá menor, a nota do Grau VII é a nota Sol#;
- Pegando a partir do Sol as notas 1, 3, 5 e 7, temos as notas: Sol#, Si, Ré, Fá#;
- O acorde gerado foi: G#m7(b5);

Então, no final das contas, temos o seguinte Campo Harmônico resultante da Menor Melódica:
Im(7M) – IIm7 – bIII7M(#5) – IV7 – V7 – VIm7(b5) – VIIM7(b5)
Am(7M) – Bm7 – C7M(#5) – D7 – E7 – F#m7(b5) – G#m7(b5)
Observações:
- Devido a adição da 6M, junto a 7M, alguns acordes mudaram;
- Continuamos com a presença do Grau V7, que possui tanto estrutura dominante quanto função dominante, preparando o Grau I;
- Comparando o Campo Harmônico da Menor Harmônica, os Graus ímpares são Iguais (com exceção do VII) e os graus pares são diferentes!
Passo 3: Tétrades Resultantes do Campo Harmônico Menor

Lembre-se, sempre pensamos o Campo Harmônico Menor como um só! Nós aprendemos a formação dos 3 tipos separadamente, para facilitar nosso entendimento da origem deles.
Contudo, as músicas que possuem harmonias no tom menor devem ser analisadas pensando-se em todos os Campos Harmônicos ao mesmo tempo.
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Colocando na Prática
Vamos utilizar uma música para você não ter dúvidas de como pensar as Harmonias em Tom Menor.
A primeira parte da música “While My Guitar Gently Weeps” dos Beatles é um exemplo simples e prático, veja a harmonia dela abaixo:
| Am | Am/G | F#m7(b5) | F7M |
| Am | G | D | E |
| Am | Am/G | F#m7(b5) | F7M |
| Am | G | C | E |
Analisando a Harmonia
Essa música está no tom de Am (lá menor). Vamos analisar acorde por acorde:
- Am7: Grau Im7 de Lá Menor;
- Am/G: Trata-se de um Am7 com baixo na nota “G”, o que não muda em nada seu papel. Sendo assim, esse acorde continua sendo o Grau Im7 de Lá menor;
- F#m7(b5): Observe que esse acorde está presente no Campo Harmônico da Menor Melódica, portanto é o Grau VIm7(b5). Ele está dentro do Tom. Não é nada além disso!
- F7M: Esse Acorde é o Grau bVI7M, pertencente ao Campo Harmônico da Menor Natural, portanto, também pertencente à tonalidade;
- G: Esse acorde é o bVII7 com “7” foi retirada, sobrando uma tríade bVII. Ele está presente no Campo Harmônico Menor Natural;
- D: Agora temos mais uma tríade que pode ser entendida com um IV7 (porém, sem a sétima), resultando apenas no IV. Esse acorde está vindo do Campo Harmônico da Menor Melódica.
- C: Assim como no caso acima, temos uma tríade, o que não muda sua posição, nesse caso, de bIII, também do Menor Natural
- E7: Esse acorde é o Grau V7, presente na Menor Harmônica. Note que ele está sempre ocorrendo antes do Am7, ou seja, ele está sempre preparando e concluindo no Grau I,o que chamamos de Cadência Perfeita.
Resumindo
Percebeu o que ocorreu aqui?
Nós nos valemos de todos os acordes disponíveis nos 3 Campos Harmônicos para analisar e entender o que ocorreu na música.
Em alguns momentos a música estava centrada na Menor Natural, passando algumas vezes para a Harmônica em e outros para a Melódica.
Não teve mudança de tom, empréstimo modal, dominante secundário, preparação “não sei das quantas”, nada disso!
Simplesmente é assim que funciona o tom menor, você tem as possibilidades dos 3 campos Harmônicos na hora de analisar, harmonizar e improvisar!
Obviamente você pode ter modulações e preparações diferentes, assim como ocorre no tom maior.
Entretanto, você tem que entender que o o que às vezes pode parecer algo mirabolante, é simplesmente, a música passeando pelas ricas possibilidades que o próprio tom menor já te traz.
Entendeu Tudo?
Não deixe de comentar suas opiniões e dúvidas. Sabemos que pode ser muita coisa para absorver no começo, mas com o tempo você vai dominar essas ideias.
Lembre-se, não existe pergunta burra, burrice é não perguntar!
Bônus
Lembre-se, para entender o Campo Harmônico Menor, é necessário dominar as Escalas Menores.
Portanto, preparei um presente para os guitarristas/violonistas…
Abaixo seguem vídeos com as digitações da Escala Menor Harmônica e Menor Melódica na guitarra.
Agora você não tem mais desculpa, é só clicar e cair dentro!
Mas e a Escala Menor Natural?!
Ora, as digitações da Escala Menor Natural serão as mesmas da Escala Maior, porém partindo de outro ponto de partida, de outra tônica.
Se você sabe fazer a Escala Maior em Dó, por exemplo, é só pensar no Relativo Menor (Lá menor) e aplicar os mesmo desenhos. A diferença é que sua tônica agora será Lá, ela é o centro da escala.
Convite
Para te ajudar a dominar esses conhecimentos sobre Campo Harmônico e ainda se aprofundar em assuntos como: Dominantes, Trítono, Preparações, Empréstimo Modal, etc… Temos nosso e-Book: Campo Harmônico e Harmonia Funcional.
Ao dominar os temas presentes neste material você será capaz de compreender os conceitos fundamentais da harmonia popular.
Você estará apto a compreender harmonias de alta complexidade e até modificar elas.
Grande abraço, bons estudos!
Parabéns, vc explica de maneira tão explicita que não deixa duvidas para perguntas sobre esse assunto.
Mauricio, muito obrigado pelo seu feedback!
Fico muito feliz em saber que estamos contribuindo para o seu aprendizado!!
Muito obrigado pela aula maravilhosa !!!!
Que bom que gostou do nosso conteúdo!
Grande abraço e bons estudos!!
Parabéns pelo material e didática ! Bem objetivo !
Obrigado Bozzolan!!
Por favor o que significa esse b antes do III , VI e do VII na menor natural . Obrigado .
Esse”b” indica que são os intervalos menores:
bIII = terça menor
bVI = sexta menor
bVII – sétima menor
Para entender melhor, veja esta postagem, onde explicamos tudo sobre os intervalos: https://blog.opus3ensinomusical.com.br/intervalo-musica/
Bons estudos!!
Parabéns !!!
Muito clara a explicação. Parabéns!
Muito obrigado André!!
😉
Ola
A função dos acordes e seus substitutos continuam as mesmas ?
E parabéns por essa publicação muito clara e objetiva.
Olá Isaias, tudo bem?
No Campo Harmônico menor temos as 3 mesmas funções Harmônicas, porém ocorrem algumas diferenças nos acordes substitutos das funções.
No Campo Harmônico Menor Natural o bVI7M é de função Subdominante. Pensando no tom de Lá Menor, a nota Fá (6m) possui essa característica de subdominante. O Vm7 é um acorde “Modal”(modo Frígio), ele não possui função harmônica. Já na menor Harmônica e Melódica, como temos a adição da 7M (a sensível) o Vm7 se transforma em V7 e aí ele passa a ter a função Dominante (por ter a sensível ta tonalidade). Foi bom você ter atentado a essa questão, pois nesse post acabamos que não comentamos sobre as funções Harmônicas. Vamos completá-lo com essa informação. Grande Abraço e qualquer dúvida é só falar.
Obrigado entendi muito bem pois já toca um pouco e leio partituras .vou estudar ..abraço.muito bom.parabens.
Show Luiz!! Que bom =)
Grande abraço e bons estudos!!
Porque bIII??
Olá Ricardo.
Na escala menor temos o intervalo de terça menor (3m) que em graus é representado pelo ‘bIII’.
Aliás, este intervalo de bIII é o que define o universo do tom menor. Pode ver que as escalas menores possuem algumas variações de intervalo de uma pra outra, porém, o único intervalo comum a todas as escalas menores é o de terça menor.
Qualquer dúvida é só falar.
No caso do campo harmônico menor, como ficam os modos os gregos? Os mesmos a partir o eólio?
Olá Bozzolan, tudo bem?
Quando estudamos modos gregos, estamos falando de Harmonia Modal, que é um universo completamente diferente.
No caso da Harmonia Funcional (que é esta que você está estudando com o nosso eBook) nós temos escalas de acordes, que recebem os mesmos nomes dos Modos Gregos, mas elas não são os Modos Gregos.
Por este motivo que muita gente faz confusão.
Para você entender melhor, te indico a leitura deste artigo, que fala sobre como encontramos estas escalas na Harmonia Funcional (lembrando que não estamos falando de Modos Gregos, e sim de escalas de acordes, que recebem os mesmos nomes dos modos):
https://blog.opus3ensinomusical.com.br/escala-de-acordes/
Grande abraço e bons estudos!!
Obrigado Professor.
O melhor conteúdo da internet sobre esse assunto, bem explicadinho!
Muitas bençãos na sua vida
valeu
Valeu Matheus!! Muito obrigado hein…
Grande abraço!!
muito boa a explicação.
Valeu mas tenho ainda dificuldades em entender os modos gregos e suas relações com os campos harmonicos maior e menor
Obrigado Alberico.
Na verdade temos que separar os dois assuntos. Modos Gregos são uma coisa (Harmonia Modal) e Campo Harmônico maior e menor são outra coisa (Harmonia Funcional).
O que você deve estar confuso é que as escalas geradas pelos Campos Harmônicos maior e menor levam os mesmos nomes dos modos. Mas tenha em mente uma coisa: Modo Jônio é diferente de Escala Jônia. Você precisa saber o que está buscando. Quer tocar a Escala Jônia ou quer tocar uma música que esteja no Modo Jônio? São coisas bem diferentes que levam o mesmo nome.
Estamos preparando um material bem legal e completo sobre esse assunto. Fique ligado nas nossas redes sociais que logo logo você vai conhecer.
Espero ter te ajudado.
Um grande abraço e bons estudos!!
Boa tarde
Este artigo tirou todas as minhas dúvidas
Muito Obrigado Antônio. Ficamos muito felizes em poder ajudar 🙂