O ciclo das quintas e o ciclo das quartas (ou círculos das quintas e das quartas) são muito úteis para nos ajudar a formar as escalas (maiores e menores) e as armaduras de clave.
Estes ciclos são sucessões de notas musicais separadas por intervalos regulares.
Para originar o ciclo das quintas, utilizaremos os intervalos de quintas justas (quinto grau da escala maior).
Já na formação do ciclo das quartas, utilizaremos os intervalos de quartas justas (quarto grau da escala maior).
Como montar o Ciclo das Quintas
Como vimos acima, o ciclo das quintas se trata de uma sucessão de notas separadas por intervalos de quintas justas.
No ciclo das quintas, utilizaremos apenas os sustenidos para sinalizar os acidentes.
Para formá-lo, podemos iniciar com a nota Dó, por exemplo.
A partir dela, iremos inserir seu quinto grau, que é a nota Sol.
Depois, inserimos o quinto grau de Sol, que é o Ré.
Continuamos com o raciocínio até chegar ao Dó novamente, onde o ciclo se reinicia.
Utilizando este raciocínio, iremos obter a seguinte sequência de notas:
Dó – Sol – Ré – Lá – Mi – Si – Fá# – Dó# – Sol# – Ré# – Lá# – Fá – Dó…
Como Montar o Ciclo das Quartas
O ciclo das quartas tem o mesmo princípio do ciclo das quintas, porém, suas notas são separadas por intervalos de quartas justas.
Outra diferença é que no ciclo das quartas, utilizaremos bemóis para sinalizar os acidentes.
Sendo assim, se iniciarmos com a nota Dó, sua próxima nota será o Fá, que é seu quarto grau.
Depois, teremos o Si♭, que é o quarto grau de Fá.
Seguindo esta linha de raciocínio até chegar ao Dó novamente, teremos as seguintes notas no ciclo das quartas:
Dó – Fá – Si♭ – Mi♭ – Lá♭ – Ré♭ – Sol♭ – Si – Mi – Lá – Ré – Sol – Dó…
Utilizando os Ciclos
Antes de utilizar os ciclos, é interessante compreendermos que um ciclo é exatamente o inverso do outro.
É isso mesmo!
Repare na imagem a seguir que, se analisarmos as escalas no sentido horário (área externa do círculo), teremos o ciclo das quintas, enquanto ao analisarmos no sentido anti-horário (área interna do círculo), teremos o ciclo das quartas:

Repare também que as escalas estão organizadas de uma maneira que podemos perceber claramente como os tons relativos se comportam nos ciclos.
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Como Utilizar o Ciclo das Quintas
Vamos montar as escalas maiores utilizando o ciclo das quintas.
Para isso, começaremos com a escala de Dó Maior, que não possui nenhum acidente:

Agora, seguindo o ciclo das quintas, iremos montar a escala maior de Sol, que é o quinto grau de Dó Maior.
Para obtermos a escala de Sol Maior, utilizaremos as notas da escala de Dó Maior, porém, iniciaremos com a nota Sol, que é o primeiro grau da escala que queremos obter.
Para finalizar, basta acrescentarmos um # no sétimo grau.
Temos então, a escala de Sol Maior:

Vamos repetir o procedimento para encontrar a escala maior de Ré, que é o quinto grau de Sol Maior.
Sendo assim, utilizaremos as notas da escala de Sol Maior, porém, iniciaremos com a nota Ré, que será o primeiro grau da escala que queremos.
Após isso, adicionaremos um # no sétimo grau. Com isso, temos a escala de Ré Maior:

Continuando este processo, podemos encontrar todas as escalas maiores e suas escalas relativas menores, utilizando o ciclo das quintas. Veja a tabela a seguir:
Escala | Dó | Sol | Ré | Lá | Mi | Si | Fá# | Dó# |
Quantidade de Acidentes | – | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
Quais Acidentes | – | Fá# | Dó# | Sol# | Ré# | Lá# | Mí# | Sí# |
Analisando a tabela acima, é importante observar que, ao montarmos as escalas utilizando o ciclo das quintas, a escala seguinte sempre terá um acidente a mais que a escala anterior.
Por exemplo: Dó Maior não tem acidentes.
Sol Maior (que é o quinto grau de Dó Maior) tem um acidente (F#).
Ré Maior (que é o quinto grau de Sol Maior) tem dois acidentes (F# e C#), e assim por diante…
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Utilizando o Ciclo das Quartas
Para montar as escalas maiores utilizando o ciclo das quartas, vamos iniciar também com a escala de Dó Maior, que não possui acidentes em sua formação:

Agora iremos montar a escala de maior de Fá, que é o quarto grau de Dó Maior.
Utilizaremos as notas da escala de Dó Maior, porém, iniciaremos com a nota Fá, que é o primeiro grau da escala que estamos montando.
Devemos acrescentar um ♭ no quarto grau.
Temos então, a escala de Fá Maior:

Mantendo o raciocínio, montaremos agora a escala maior de Si♭, que é o quarto grau da escala de Fá Maior.
Vamos utilizar as notas da escala de Fá Maior, mas iniciaremos com a nota Si♭, que o primeiro grau da escala que queremos.
Adicionamos um ♭ no quarto grau e teremos então, a escala de Si♭ Maior:

Ao seguirmos este processo, encontraremos todas as escalas maiores e suas escalas relativas menores, utilizando o ciclo das quartas.
Veja a tabela a seguir:
Escala | Dó | Fá | Si♭ | Mi♭ | Lá♭ | Ré♭ | Sol♭ | Dó♭ |
Quantidade de Acidentes | – | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
Quais Acidentes | – | Si♭ | Mi♭ | Lá♭ | Ré♭ | Sol♭ | Dó♭ | Fá♭ |
Observando a tabela acima, percebemos que, assim como no ciclo das quintas, ao montarmos as escalas utilizando o ciclo das quartas, a escala seguinte sempre terá um acidente a mais que a escala anterior:
Fá Maior tem um acidente.
B♭ Maior (que é o quarto grau de Fá Maior) tem dois acidentes.
E♭ Maior (que é o quarto grau de B♭ Maior) tem Três acidentes e assim por diante…
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Professor muito boa a sua explicação muito obrigado.
Show Gilson!! Que bom que curtiu a explicação.
Grande abraço e bons estudos!!
Muito bom irmao, obrigado por compartilhar, ajuda muito.
Valeu Romenique.
Muito obrigado pelo seu feedback.
Grande abraço e bons estudos!!
Muito bom
Muito obrigado Luis Fernando!!
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Sua explicação me fez recordar tudo o que eu tinha me esquecido.
Muito obrigada.
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Que legal Sônia!! Muito bom…
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