Chegou a hora de saber de uma vez por todas o que é, como é formada e para que serve a Escala Maior.
Antes de prosseguir, ressaltamos que, para uma compreensão plena deste assunto, é necessário que você tenha conhecimento sobre os Tons e Semitons, e saiba como eles são aplicados no seu instrumento.
Para que serve a Escala Maior?
As Escalas Musicais podem ter diversas utilizações.
Por isso elas são tão importantes para o músico.
Com elas, podemos criar solos, melodias de voz, pegar músicas de ouvido e etc…

Podemos entender a Escala Musical como uma “família” de notas.
Estas notas se sucedem consecutivamente de maneira ascendente (do mais grave para o mais agudo) ou descendente (do mais agudo para o mais grave).
Basicamente, o que diferencia uma escala de outra é a disposição de seus intervalos, que normalmente são compreendidos dentro de uma oitava.
Escalas Diatônicas
Também conhecida como Escala Natural, a Escala Diatônica é composta por sete notas musicais.
Este tipo de escala é formada por intervalos de tons e semitons.
Para entender melhor como se comportam estas escalas, vamos falar primeiro sobre os Graus da Escala.
Graus da Escala
As notas que formam a escala são chamadas de Graus.
Cada nota da escala corresponde a um grau.
Os graus são enumerados e indicados por algarismos romanos.
A primeira nota equivale ao Grau I; a segunda nota equivale ao Grau II; a terceira nota, ao Grau III e assim por diante.
Depois do Grau VII, teremos o Grau VIII, equivalente à oitava nota da escala, que é a mesma nota do Grau I.
Cada grau recebe um nome, de acordo com sua função dentro da escala.
Vamos conhecer a seguir os sete graus da escala diatônica:
- I – Tônica – Além de dar o nome à escala e ao tom, é a primeira nota da escala;
- II – Supertônica – Está um grau acima da tônica e um grau abaixo da mediante. É a segunda nota da escala;
- III – Mediante – Localizada um grau acima da supertônica e um grau abaixo da subdominante, é a terceira nota da escala.
- IV – Subdominante – Encontra-se um grau acima da mediante e um grau abaixo da dominante. É a quarta nota da escala;
- V – Dominante – A quinta nota da escala está situada entre a Subdominante e a Superdominante. É o grau mais importante da escala, depois da tônica;
- VI – Superdominante – Encontra-se um grau acima da dominante e um grau abaixo da sensível ou subtônica. É a sexta nota da escala;
- VII – Sensível ou Subtônica – A sétima nota da escala pode ser chamada de duas maneiras diferentes, dependendo da sua distância em relação à tônica.
Quando localizada meio tom abaixo da tônica, será chamada de Sensível.
Quando localizada um tom abaixo da tônica, será chamada de Subtônica.
Vamos ver a seguir uma representação dos graus no pentagrama

É importante ressaltar que na escala descendente, os graus se mantém da mesma maneira da escala ascendente:

Vamos conhecer agora a Escala Maior.
Como Tocar a Escala Maior
A Escala Maior é formada pelos seguintes intervalos:
T – T – ST – T – T – T – ST
Obs.: T = Tom ST = Semitom
Podemos pensar nesta ordenação de tons e semitons como um padrão.
Sendo assim, somos capazes de encontrar todas as escalas maiores utilizando esta estrutura de intervalos.
Vamos analisar agora a escala de Dó Maior.

Repare que iniciamos com nota Dó (que é o primeiro grau da escala) e seguimos a estrutura de intervalos da escala maior.
Com isso, formamos a escala de Dó Maior.
Uma característica marcante da escala de Dó Maior é a ausência de acidentes (Sustenidos ou Bemóis).
Vamos fazer agora o mesmo processo com a Escala de Sol Maior:

Diferentemente da escala de Dó Maior, a escala de Sol Maior tem um acidente em sua formação.
Este acidente acontece em razão do intervalo de um tom depois da nota Mi, originando assim o Fá#, que é o Grau VII da escala.
Quais são as escalas maiores?
Veja a seguir uma tabela com todas as escalas maiores:
Escala | I | II | III | IV | V | VI | VII | VIII |
Dó Maior | C | D | E | F | G | A | B | C |
Dó# Maior* | C# | D# | E# | F# | G# | A# | B# | C# |
Ré♭ Maior | D♭ | E♭ | F | G♭ | A♭ | B♭ | C | D♭ |
Ré Maior | D | E | F# | G | A | B | C# | D |
Ré# Maior * | D# | E# | F## | G# | A# | B# | C## | D# |
Mi♭ Maior | E♭ | F | G | A♭ | B♭ | C | D | E♭ |
Mi Maior | E | F# | G# | A | B | C# | D# | E |
Fa♭ Maior * | F♭ | G♭ | A♭ | B♭♭ | C♭ | D♭ | E♭ | F♭ |
E# Maior * | E# | F## | G## | A# | B# | C## | D## | E# |
Fá Maior | F | G | A | B♭ | C | D | E | F |
Fá# Maior * | F# | G# | A# | B | C# | D# | E# | F# |
Sol♭ Maior | G♭ | A♭ | B♭ | C♭ | D♭ | E♭ | F | G♭ |
Sol Maior | G | A | B | C | D | E | F# | G |
Sol# Maior * | G# | A# | B# | C# | D# | E# | F## | G# |
Lá♭ Maior | A♭ | B♭ | C | D♭ | E♭ | F | G | A♭ |
Lá Maior | A | B | C# | D | E | F# | G# | A |
Lá# Maior * | A# | B# | C## | D# | E# | F## | G## | A# |
Si♭ Maior | B♭ | C | D | E♭ | F | G | A | B♭ |
Si Maior | B | C# | D# | E | F# | G# | A# | B |
Dó♭ Maior * | C♭ | D♭ | E♭ | F♭ | G♭ | A♭ | B♭ | C♭ |
Si# Maior* | B# | C## | D## | E# | F## | G## | A## | B# |
* Importante: Devemos nos atentar às escalas sinalizadas na tabela anterior. Nestas escalas, podemos perceber alguns acidentes “incomuns”, como ##, ♭♭, E#, B#, C♭ e F♭. Nestes casos, é preferível que você utilize a escala enarmônica equivalente (sem os acidentes “incomuns”). Desta forma, é possível encontrar os acidentes de cada escala com mais facilidade. Na prática, as escalas enarmônicas são compostas pelas mesmas notas. Porém, na teoria, a maneira de escrevê-las, é bem diferente.
Aplicando no instrumento
Agora que você já sabe o que é a Escala Maior, é extremamente importante que você aplique este conhecimento no seu instrumento.
De nada adianta conhecer a Teoria Musical se você não sabe como ela se aplica na prática.
Tente tocar cada uma das escalas maiores, escute a sonoridade, experimente opções diferentes de execução…
Você verá que as possibilidades são imensas.
Continue ligado no nosso Blog e bom estudos!
Se você quiser saber como tocar a Escala Maior na Guitarra/Violão, é só dar o Play!
Sucinto, objetivo e muito esclarecedor o tema abordado.
Meus parabéns!
Muito obrigado pelo feedback, Maurício!
Ficamos extremamente felizes em saber que o conteúdo está ajudando.
Bons estudos!!
Muito bom, muito bom, obrigado pelo conteúdo, realmente esclarecedor, Deus abençoe vc e sua Família
Legal Jonas!! Qualquer dúvida, pode nos perguntar.
Grande abraço e bons estudos!!
Parabéns pelo conteúdo.
Muito Obrigado Daves. Qualquer dúvida é só falar.
Grande Abraço.
valeu
Blz Orlando! Qualquer dúvida é só falar!
Obrigado pelo conteúdo. Encontrei informações que enriqueceram o meu conhecimento.
Show de bola Paulo Cesar!! Grande abraço e bons estudos!!
Eu fiquei com duvidas das escalas maiores. Como tocar a escala de sol sustenido. não entendi como estão as figuras na pauta e como elas representam um som se as bolinhas são todas iguais.
Será que me podiam explicar?
Grata pelas aulas. vou á seguinte
Ana Carina, as bolinhas indicam a duração da nota. O local que elas estão localizadas no pentagrama que definem a altura da nota, dependendo da clave, é claro.
Sugiro que dê uma olhada nesta explicação: https://blog.opus3ensinomusical.com.br/ler-partitura/
Grande abraço e bons estudos!!