O que é a Dinâmica Musical?

Dinâmica

A palavra dinâmica possui origem no termo grego dynamos e significa ‘força’. Na música a dinâmica se refere a intensidade em que um som é emitido.

As variações de dinâmica que ocorrem em uma música são fundamentais para que diferentes sensações sejam produzidas/sentidas.

As progressões harmônicas e as sequências melódicas junto a dinâmica nos ajudam a dar a música alguns significados e sensações, como de alegria, tristeza, tensão, melancolia, suspense, etc.

Na notação musical existem alguns termos (de origem italiana) que nos indicam qual a intensidade foi desejada na hora da execução da composição. Veremos eles e suas abreviações, partindo dos símbolos que indicam as dinâmicas mais baixas até as dinâmicas mais altas.

Sinais de Dinâmica Baixa (Fraca)

Molto Pianissimo (pianississimo) – ppp

Possui abreviação ‘ppp’ e significa “Muito Suavíssimo”, logo, o trecho deve ser tocado de forma muito suave, de forma que o som fique quase imperceptível.

Pianissimo – pp

Possui abreviação ‘pp’ e significa “Suavíssimo”, logo, o trecho deve ser tocado de forma bem suave, porém, mais alta que no ‘ppp’. O som ainda é um som baixo.

Piano – p

Possui abreviação ‘p’ e significa “Suave”. Esta abreviação faz referência ao som natural do piano.

 

Sinais de Dinâmica Média/Alta (Forte)

Mezzo Piano – mp

Possui abreviação ‘mp’ e significa “Meio Suave”, indicando um primeiro aumento de intensidade em relação ao som natural do piano.

Mezzo Forte – mf

Possui abreviação ‘mf’ e significa  “Meio Forte”, sendo mais intenso que o anterior, onde o som já se torna mais “pesado” devido a maior força aplicada ao toque no instrumento.

Forte – f

Possui abreviação ‘f’ e significa “Forte”, sendo um som efetivamente pesado.

Fortissimo – ff

Possui abreviação ‘ff’ e significa “Fortíssimo”. Ele é mais forte que o próprio forte,

Molto Fortissimo – fff

Possui abreviação ‘fff’ e significa “Muito Fortíssimo”, sendo o sinal que indica a maior força que o instrumentista pode aplicar ao som.

 

Outros Sinais Importantes

Existem também os símbolos que indicam uma variação gradual de intensidade a ser aplicada nas notas, são eles:  

 

1 – Crescendo (cresc)

Indica que o volume vai  aumentando de forma gradual.

 

2 – Diminuendo (dim)

Indica que o volume vai caindo de forma gradual

 

3 – Sforzando

Indica um crescimento súbito de intensidade de uma nota para outra.

Quer Mais Teoria Musical?

Se você tem interesse em evoluir seus conhecimentos sobre teoria musical, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. No nosso canal do Youtube, preparamos um Minicurso de Introdução à Teoria Musical gratuito!

As aulas são didáticas, curtas e diretas ao ponto! Não tem desculpa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.