4 Livros Essenciais Para Desenvolver a Disciplina em Seus Treinos

Compartilhe a Música

Aprender a tocar um instrumento musical é uma das experiências mais enriquecedoras que uma pessoa pode ter. E quando o assunto é aprendizado não temos como não falar sobre disciplina.
Essa palavra chega a dar medo em muita gente. Mas se você for capaz de entender como seu cérebro funciona, como o aprendizado acontece, e como a disciplina pode ser desenvolvida e cultivada, com certeza passará a encarar de outra forma o processo de aprendizado.
Na esfera da música a disciplina é importante como em qualquer outra. Ela é como um músculo que pode ser trabalhado e ir crescendo aos poucos.
Além da disciplina, outros conceitos veem à tona na hora de tocar um instrumento, como por exemplo, o hábito e a ideia de mindset.

Entender o Processo é Fundamental

Neste post, indicaremos algumas leituras essenciais para ajudar você a entender e saber como trabalhar com esses conceitos e inseri-los de forma positiva em sua vida na música.
Tão importante como treinar as técnicas e teoria musical, é saber como seu cérebro processo o aprendizado para que você possa otimiza-lo cada vez mais.

1) Poder do Hábito

O poder do hábito é uma daquelas leituras imprescindíveis para quem deseja se aperfeiçoar e alcançar um alto nível de eficiência, seja lá em qual área atue.
Esta obra nos mostra com os hábitos são fundamentais para nossa sobrevivência e nos explica como eles são formados em nossa mente, trabalhando conceitos como “gatilhos” e “recompensa”. Além disso, nos revela a importância do hábito desde a escala individual, empresarial, até chegar em um nível social.

Se você almeja ser músico, pode ter certeza que o hábito de estudos deve ser algo a ser desenvolvido. Ele nos ajuda a manter a disciplina, mesmo nos momentos em que parece que não teremos tempo ou disposição para treinar e evoluir.
Além de nos ajudar a criar hábitos positivos, ter um conhecimento do mecanismo da formação dos hábitos também nos ajuda a eliminar hábitos negativos que prejudicam muitos de nós.
Por exemplo, muitas vezes achamos que estamos treinando bem o nosso instrumento. Mas existe um hábito que muitos instrumentistas possuem que atrapalha demais nos estudos que é o de treinar com celular e redes sociais ligadas.
Pode ter certeza que boa parte do tempo que você considera que está estudando, está sendo, na verdade, interrompido (atrapalhando DEMAIS a concentração) e desperdiçado nas redes sociais.
Este é apenas um dos milhares de exemplos que nos mostram que entender como são formados os hábitos em nosso cérebro pode ser um grande ganho no nosso desenvolvimento como músicos.
habito
O livro possui varias dicas de como estabelecer novos hábitos e eliminar aqueles que são ruins. Hábito e disciplina se retroalimentam, um ajuda no desenvolvimento do outro!

2) Mini hábitos

Depois de entender como funcionam os hábitos, não se engane, não é tão fácil assim desenvolvê-los. O processo de tornar uma nova atividade em um hábito pode ser um pouco pesado. Se fosse muito fácil, todo mundo faria, não é?!
Por isso recomendo a leitura deste livro sobre os mini hábitos. Ele nos revela que muitas vezes tentamos começar algo novo, porém, com uma carga extremamente pesada logo de cara, que acaba atrapalhando o processo.
A ideia aqui é criarmos uma meta tão ridiculamente pequena que seja impossível não realizá-la.
Por exemplo, se você quer desenvolver o hábito de estudar seu instrumento todo dia, estabeleça a meta de 5 min por dia. Na boa, não há nada que aconteça no seu dia que te impeça de sentar durante 5min e treinar seu instrumento.
Tenha em mente que 5min não vão te transformar num grande músico. Mas eles são essenciais para você, seu corpe e sua mente se acostumarem e irem automatizando a ação de treinar todo dia. Eles serão essenciais para trabalhar sua disciplina!
Com o passar do tempo, o treino diário será algo automático para seu cérebro e a sua meta inicial de 5min será progessivamente aumentada para 10min 15min, 30min , 1h…
Criar um novo hábito não é algo tão fácil, principalmente se criarmos, logo de cara, metas excessivamente grandiosas. Sair de zero minutos de treino para 1h diária é algo que o nosso cérebro enxerga como sendo pesado demais.
Diminua essa impacto criando mini-hábitos. Sua disciplina agradece.

3) Foco

Para atingirmos um objetivo em nossa vida precisamos, além dos hábitos e da disciplina, de foco!
Não adianta ser uma pessoa dedicada e disciplinada sem ter um norte, um objetivo bem definido e específico.
Esse livro fala justamente sobre como direcionar todas as nossas atividades de modo que contribuam a atingir nosso principal objetivo e aborda também a importância de realizarmos as tarefas mais importantes o mais cedo possível no dia.

Além disso, tem um outro ponto que ele toca que é essencial e acho que muitos músicos passam por isso: A importância de dizer NÃO! Dizer não para convites, tarefas, trabalhos que só vão te tirar do foco principal e não vão contribuir em nada.
Seja por empatia, pena, vontade de ajudar ou até mesmo engano, às vezes aceitamos atividades que no fundo não queremos e sabemos que não irá nos agregar de forma positiva.
Isso acaba prejudicando demais na nossa caminhada. E ao nos desviarmos do foco, estamos minando nossa disciplina. Dizer não é, na verdade, dizer SIM para seus objetivos!
Outro ponto interessante abordado na obra trata-se do conciliamento do seu objetivo maior de longo prazo com objetivos e metas de médio e curto prazo. O raciocínio elaborado pelo autor contribui muito no gerenciamento de carreira na música, por exemplo, de modo que o que você está fazendo hoje deve contribuir para seu objetivo para daqui a um mês, seis meses, 1 ano, 5 anos, etc…
Dá uma olhada no site dos autores, tem várias outras dicas muito boas:
https://www.the1thing.com/

4) Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso

Por fim, mas não menos importante, considero essencial essa leitura sobre o Mindeset de Crescimento trazido pela autora Carol Dewick.
Estamos falando sobre criar hábitos, desenvolver o músculo da disciplina com um foco bem definido. Entretanto, nada adianta se não tivermos uma mentalidade aberta a ideia de que podemos aprender, que sempre temos a possibilidade de evoluir.
O livro aborda basicamente a diferença de pessoas com o mindeset de crescimeto e pessoas com o mindset fixo. Mindset se refere ao modo como percebemos e encaramos a vida e os fatos ao nosso redor.
Pessoas com o mindset fixo tendem a enxergar o talento, aptdião e inteligência como sendo determinante para os processos que ocorrem em nossa vida. E mais, que esses elementos são inatos e imutáveis.

pessoas com o mindeset de crescimento reconhecem a presença do talento e da inteligência, porém, entendem que os objetivos podem ser alcançados com o esforço e dedicação.
Não importa se você tem facilidade ou coordenação para tocar guitarra. É o que você quer?! Então para de lamentar sua suposta falta de talento e treine, acredite e curta o processo! As limitações são oportunidades de crescimento, e não barreiras.
Com essa mentalidade nós não desistimos por achar que não somos inteligentes ou bons o suficientes. Devemos entender o que nos limita e trablhar sobre esse limite para ultrapassar nossas barreiras.
Em suma, este livro nos indica duas formas de atitude em relação aos fatos da vida. Uma em que enxergamos oportunidades diante dos fatos da vida e outra em que aceitamos as barreiras quando elas surgem.
mindset
É claro que a mudança de mindset não é algo tão rápido e também muitas vezes adotamos mindsets diferentes em áreas e momentos diferentes em nossas vidas. Mas mudança pode começar agora.
Para nós músicos, isso é essencial, pensando tanto em uma escala de treinos e estudo (assuntos novos, técnicas difíceis, etc…), até um nível de carreira (dificuldades com relação ao mercado de trabalho, por exemplo).
Só iremos conseguir desenvolver a disciplina se acreditarmos que a evolução pode vir e que o processo e o esforço deve ser valorizado!

Hora de trabalhar a disciplina!

Lembre-se que você terá uma vantagem enorme e irá ganhar muito tempo nos seus estudos se você compreende como o aprendizado funciona e se já se possui um cronograma organizado com os assuntos que irá estudar antes mesmo de treinar.
Em nosso blog temos uma sessão exclusiva dedicada à dicas de treino!
E aí?! Quer conferir os livros é só clicar abaixo:
O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios
Mindset
Tem sugestões de outras leituras e conteúdos que possam ajudar os músicos? Pode comentar, queremos debater!

Deixe um comentário