O que é uma Análise Musical (ou Análise Harmônica)
Fazer uma análise musical nada mais é do que compreender os caminhos e o significado de cada acorde dentro de uma harmonia.
Cada acorde possui uma sensação, uma função que irá variar de acordo com o contexto ao qual se insere, por exemplo, o tom da música, o acorde que vem antes, o acorde que vem depois, as notas da melodia, etc.
Esse é o papel do estudo da Harmonia Funcional.
Então vamos trazer pra vocês justamente essa análise musical e iremos destrinchar, acorde por acorde, a música “Onde Anda Você” de Vinícius de Moraes.
Caso você não saiba sobre as funções harmônicas, recomendo que leia nosso post sobre o assunto, ele irá te ajudar a entender melhor nossa análise musical.
Análise Musical: Mãos à Obra
Nesse vídeo você vai ver o passo a passo para realizar uma análise musical completa.
Vamos destacar os principais pontos falados no vídeo.
Identificar o Tom da Música
Para podermos compreender o papel de cada acorde em uma música, devemos encontrar o tom dela, pois só assim conseguimos entender a função do acorde naquele contexto.
Podemos encontrar o tom de uma música pela armadura de clave e, principalmente, através de uma análise da melodia.
Busque identificar qual a nota que a melodia busca o repouso. Se pergunte: em qual nota a melodia traz essa sensação de repouso, de conclusão. Em suma, qual nota representa a função tônica.
Fazendo essa análise melódica e analisando a armadura de clave você consegue identificar o tom de uma música.
Obs.: É claro que deve observar também os acordes, por exemplo, é bem comum o último acorde da música ser o do tom principal, mas não é uma regra. Assim como muita gente acha que o primeiro acorde da música é o do tom, sendo que isso também não é regra.
Analisar Primeiro os Acordes Diatônicos
Outro ponto muito importante para se atentar é: comece sua análise pelos acordes diatônicos, ou seja, aqueles acordes que fazem parte do Campo Harmônico do Tom Principal.
Então, isso quer dizer que uma música que esteja em Dó maior, por exemplo, você deve, primeiro, analisar os acordes que fazem parte do campo harmônico de dó. Estes serão os acordes diatônicos.
Depois você parte para os acordes que estão fora do Campo Harmônico do tom principal.
Analisar os Acordes Dominantes
Após analisar os acordes diatônicos, é hora de encontrar e analisar os acordes dominantes, ou seja, aqueles que preparam outros acordes.
Eles são a chave da Harmonia funcional! (É sério).
Através deles conseguimos descobrir diversos recursos e ideias que ocorrem em uma determinada música.
Então, ao analisar os dominantes, você irá se deparar com recursos como: Dominantes primários, dominantes secundários, dominantes estendidos, etc.
Analisar os Recursos Restantes
Agora chegamos em um ponto em que não há muito mais uma regra, ou ordem, a ser seguida na análise harmônica. Cada música é única e pode ter diversos recursos. Portanto, o importante é captar todos esses recursos e movimentos harmônicos adicionais que podem ocorrer.
Por exemplo, podemos ter two fives, modulações, acordes diminutos com funções variadas, enfim…as possibilidades são inúmeras.
Para você ter noção, nessa música (Onde Anda Você), são utilizados os seguintes recursos:
- Campo Harmônico Maior
- Dominantes Primários
- Dominantes Secundários
- Dominantes Estendidos
- Two – Five
- Acordes de Empréstimo Modal
Finalizando Sua Análise Musical
Lembre-se de uma coisa muito importante: Estamos falando de música, ou seja, estamos falando de sons, de ouvido!
O que quero dizer com isso?
Toda vez que estiver fazendo uma análise musical você deve tocar e ouvir o que está analisando!
Não adianta “canetar” tudo o que acontece se você não compreende o impacto sonoro que cada recurso traz.
Os músicos utilizam todos esses recursos para enriquecer e criar diferentes sensações sonoras nas músicas, e não para dificultar ou encher a música de recursos apenas para mostra que sabem muito.
Portanto, não se esqueça, ouça e toque tudo o que analisar. Quando você se deparar novamente com os recursos que analisou, será capaz de reconhecê-los pelo ouvido, e é aí que a brincadeira começa a ficar boa :)
Como não perder essa e muitas outras aulas?
Toda semana tem rolado Lives por lá, onde fazemos um som, trocamos uma ideia e sempre ensinamos algum conteúdo.
Então se você não quer perder essa oportunidade de estar conosco, curtir um som e tirar dúvidas ao vivo, segue a gente lá na Twitch e você será notificado toda vez que entrarmos ao vivo!
Aproveite também e nos acompanhe em nossas outras redes sociais:
Siga Opus 3 nas Redes Sociais…
… e não perca nenhum conteúdo novo!
[menu_in_post_menu menu=88 container=”false” menu_class=”inline-menu-in-post” style=”list”]
Lojinha da Opus 3
Já conhece nossa lojinha? Lá você encontra todos os nosso Livros, e-Books e Cursos e dessa forma pode contribuir com a continuidade de nosso trabalho.
Confere lá: Loja Opus 3