Benefícios da Música: ela pode te proporcionar maravilhas

Compartilhe a Música

Que a música faz bem, todos sabemos. Mas como ela atua exatamente no nosso corpo e na nossa mente? Quais são os Benefícios da Música? Descubra a seguir!
Benefícios da Música
Antes de mais nada, se você ainda não toca um instrumento musical, mas tem vontade de aprender (ou evoluir), você está no lugar certo. Aqui no nosso blog, você pode encontrar diversas dicas valiosas.
Agora, se você não tem interesse em aprender um instrumento musical, tudo bem. Existem inúmeros benefícios de ouvir música. Confira!

Ouvir música melhora seu humor

Nem precisamos de estudos científicos para comprovar que ouvir música pode melhorar consideravelmente o nosso humor.
Quantas vezes você estava se sentindo pra baixo e melhorou logo depois de ouvir alguma música com um significado importante para você?

Reduz a ansiedade

Quando a ansiedade bater na sua porta, experimente relaxar e começar a ouvir músicas que você goste. Quando menos esperar, você estará em outro estado de espírito, com muito mais tranquilidade.

Auxilia em atividades físicas

beneficios musica academia
Muitas vezes tentamos escapar do sedentarismo praticando atividades físicas, como caminhada, corrida, musculação e etc. Porém, nem sempre conseguimos manter o foco e a determinação para concluir os exercícios programados e se acostumar com a nova rotina cheia de atividades. Saiba que a música também pode te ajudar bastante nisso.
Antes de realizar seus novos exercícios físicos, experimente criar uma playlist com suas músicas favoritas (de preferência, músicas bem animadas). Quando tiver realizando os exercícios, curta bastante as músicas escolhidas. Com certeza você ficará mais empolgado durante as atividades.

Ajuda nos momentos mais difíceis

Fala sério! Quem passou por uma bad infinita escutando as músicas mais “deprê” possíveis, que atire a primeira pedra. Mas saiba que estas músicas podem te ajudar a sentir um pouco melhor.

Diminui a depressão

beneficios musica academia
Os benefícios da música também estão relacionados à nossa saúde.
Muitas pessoas sofrem de depressão. E isto é bastante sério. A boa notícia é que, diversas pesquisas concluíram que ouvir música ajuda a reduzir os sintomas desta doença. Neste caso, a música clássica proporciona os melhores resultados.

Efeito “incentivador”

Diversas vezes nos deparamos com aquela tarefa gigantesca e desgastante, que vai exigir muito da nossa condição mental e/ou física.
Mas saiba que, assim como nas atividades físicas, a música pode nos ajudar muito neste tipo de tarefa. A dica aqui é a mesma: prepare aquela playlist impecável e mãos à obra.

Alzheimer

Pra você ter uma noção melhor de como a música é fascinante, assista este emocionante documentário, chamado Alive Inside, realizado por Michael Rossato-Bennett.
Nele, o autor propõe a utilização da musicoterapia como ferramenta para o tratamento de pacientes diagnosticados com Demência.
A aplicação deste tratamento é bem simples: consiste “apenas” em fazer com que os pacientes ouçam músicas que marcaram positivamente outras épocas de suas vidas.
O resultado é simplesmente surpreendente, e muito emocionante!
Confira o documentário e segure suas lágrimas:
https://www.youtube.com/watch?v=-SiP1yVSe5A
Se você gostou do documentário e quer conhecer melhor, ou contribuir com projeto, acesse o site oficial: www.aliveinside.us
Outro exemplo que mostra o enorme potencial que a música tem sobre o nosso cérebro, é o fantástico filme A Música Nunca Parou. Vale a pena ver aqui um pouco mais sobre este filme.

Vai ficar só ouvindo? Desfrute de outros Benefícios da Música!

Vamos refletir um pouco: se só o fato de ouvir música pode proporcionar tantas coisas boas, imagine o que acontece com a gente ao aprender um instrumento musical! Os benefícios da música são ainda maiores.
beneficios tocar instrumento
Há melhoras significativas na confiança, coordenação motora, auto estima, memória, raciocínio, e muito mais!
Na próxima postagem desta sessão, falaremos aqui detalhadamente sobre os inúmeros benefícios que você terá ao aprender a tocar um instrumento musical.
E nós da Opus 3 estamos aqui para te auxiliar nesta jornada, de maneira leve e eficiente. Confira todas as dicas e artigos do nosso blog. Na sessão Teoria Musical, abordamos vários assuntos relacionados ao aprendizado musical, de forma clara e objetiva.
Temos também um eBook de Introdução à Teoria Musical. Com ele, você será capaz de dar os primeiros passos para se tornar um músico consciente. Vale a pena conferir!

Prepare seu fone de ouvido

Agora que você já sabe os benefícios que a música pode te proporcionar, pegue seu melhor fone de ouvido e aperte o Play!
E se for o caso, pegue seu instrumento e comece os estudos!

Deixe um comentário