Se eu pedir para todos os guitarristas que estão lendo este post tocarem um C7M, tenho certeza que 90% irão montá-lo com este formato:
Veja bem, não há nada de errado com isso.
Isso é, de fato, um C7M.
A questão aqui é que existe um mundo inteiro de possibilidades para montarmos esse mesmo acorde.
E o mais legal disso é que, por mais que sejam o mesmo acorde, eles acabam soando “diferente”, pois cada um possui um “voicing”, ou seja, uma ordem diferente de se colocar as notas.
Expandindo a Caixinha de Ferramentas
Considero a temática de montagem nos acordes uma das mais essenciais na guitarra.
Ás vezes ficamos presos horas e horas tentando achar maneiras de embelezar ou criar músicas com sonoridades diferenciadas…
Temos a tendência a procurar tensões, escalas exóticas e outros recursos, muitas vezes, complicados para jogar um “tempero” nas músicas.
A verdade é que, na maioria dos casos, basta executarmos um mesmo acorde de forma diferente e o resultado acaba sendo extremamente satisfatório.
Algo simples, como uma inversão ou uma mudança no voicing…
Ás vezes apenas isso, já é o suficiente para criar aquele som único que queremos.
Primeiro Capítulo do Dicionário de Acordes: Tétrades de 7M.
Hoje vou mostrar pra vocês como montar os Acordes de 7M em todas as inversões possíveis na guitarra com baixos na 6°,na 5° e depois na 4°.
Lembrando que é essencial que você saiba como são formadas as Tétrades em nosso post Formação de Acordes.
Caso você já saiba, pode seguir adiante no vídeo abaixo:
Lembrando rapidamente, os acordes de 7M possuem as seguintes notas em sua formação:
F – 3M – 5J – 7M
A ideia principal aqui é “embaralhar” essas notas criando inversões e diferentes voicings para essa mesma formação.
Iremos fazer isso utilizando os baixos na 6° corda. Depois faremos a mesma coisa com baixos na 5° e novamente na 4°.
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Acordes com Baixo na 6° Corda
Vamos pensar aqui que cada acorde possui 4 notas diferentes. (bem óbvio já que são tétrades, né?rs).
Para os acordes com baixo na 6° corda iremos utilizar o seguinte padrão (
Independente de que nota ocorra no baixo :
- Iremos sempre tocar a primeira nota da tétrade do acorde na 6° corda;
- a quarta nota da tétrade na 4° corda;
- a segunda nota da tétrade na 3° corda;
- a terceira nota da tétrade na 2° corda;
É exatamente isso que você leu…
A ordem das notas que aparecem na tétrade seria assim: 1, 4, 2 e 3.
Utilizamos esse padrão, pois a distribuição das notas no braço da guitarra dificulta muito na hora de montar os acordes utilizando as notas na ordem “correta”(1, 2 ,3 ,4).
Estado Fundamental
Aplicando nosso padrão nos acordes com baixo na própria fundamental, teremos o seguinte voicing (exemplo em C7M):
F – 7M – 3M – 5J
C – B – E – G
Sendo Dó a nossa primeira nota, ela irá entrar na 6 corda.
Agora, temos que pegar o que seria a nossa quarta nota da tétrade e jogar ela na quarta corda (como se ela fosse agora a segunda nota). Essa nota é o Si.
Depois temos que pegar o que seria a nossa segunda nota da tétrade e jogar na terceira corda (como se ela fosse agora a terceira nota) : o Mi.
Por fim, temos que pegar o que seria a terceira nota da tétrade e jogar na segunda corda (como se ela fosse agora a quarta nota) : a nota Sol.
Repare que utilizamos as mesmas notas da Tétrade, apenas alteramos a ordem delas:
- Sem alteração no voicing (também conhecida como formato cerrado):
F – 3M – 5J – 7M
- Com alteração no voicing (formato aberto):
F – 7M – 3M – 5J
Lembra que eu falei anteriormente que a guitarra dificulta a execução das tétrades na forma cerrada? Tente executar no formato cerrado e veja a “aranha” que vai dar…
É muito melhor executar esse acorde como o segundo voicing, o aberto.
1° Inversão:
Como aprendemos em formação de acorde a primeira inversão de acordes X7M possui o baixo na terça maior.
Portanto, agora a terça menor será a primeira nota do acorde.
Se fossemos pegar a terça menor e montar o resto do acorde seguindo a ordem “correta” das notas, teríamos a seguinte formação:
3M – 5J – 7M – F
O problema é que, novamente, essa formação cerrada é extremamente difícil, portanto vamos utilizar nosso padrão para montá-la de outra maneira.
A terça maior será colocada na sexta corda, pois ela é nosso novo baixo.
Agora a fundamental, que seria a última nota nessa inversão, será nossa segunda nota e entrará na quarta corda.
Já a quinta justa, que seria nossa segunda nota, será a terceira e irá entrar na terceira corda.
Finalizando, a sétima maior que seria nossa terceira nota, será a gora a última e irá entrar na segunda corda.
Como resultado temos o seguinte voicing:
3M – F – 5J – 7M
E – C – G – B
2° Inversão:
Como aprendemos em formação de acorde a segunda inversão de acordes X7M possui o baixo na quinta justa.
Portanto, agora a quinta justa será a primeira nota do acorde.
Se fossemos pegar a quinta justa e montar o resto do acorde seguindo a ordem “correta” das notas, teríamos a seguinte formação:
5J – 7M – F – 3M
Não preciso repetir que essa formação cerrada é extremamente difícil, portanto vamos utilizar nosso padrão para montá-la de outra maneira.
A quinta justa será colocada na sexta corda, pois ela é nosso novo baixo.
Agora a terça maior, que seria a última nota nessa inversão, será nossa segunda nota e entrará na quarta corda.
Já a sétima maior, que seria nossa segunda nota, será a terceira e irá entrar na terceira corda.
Finalizando, a fundamental que seria nossa terceira nota, será a gora a última e irá entrar na segunda corda.
Como resultado temos o seguinte voicing:
5J – 3M – 7M – F
G – E – B – C
3° Inversão:
Como aprendemos em formação de acorde a terceira inversão de acordes X7M possui o baixo na sétima maior.
Portanto, agora a sétima maior será a primeira nota do acorde.
Se fossemos pegar a sétima maior e montar o resto do acorde seguindo a ordem “correta” das notas, teríamos a seguinte formação:
7M – F – 3M – 5J
Não preciso repetir que essa formação cerrada é extremamente difícil, portanto vamos utilizar nosso padrão para montá-la de outra maneira.
A sétima maior será colocada na sexta corda, pois ela é nosso novo baixo.
Agora a quinta justa, que seria a última nota nessa inversão, será nossa segunda nota e entrará na quarta corda.
Já a fundamental, que seria nossa segunda nota, será a terceira e irá entrar na terceira corda.
Finalizando, a terça maior, que seria nossa terceira nota, será a gora a última e irá entrar na segunda corda.
Como resultado temos o seguinte voicing:
7M – 5J – F – 3M
B – G – C – E
Acordes com Baixo na 5° Corda
Para os acordes com baixo na quinta corda também iremos alterar o voicing para criar novas sonoridades.
Porém, a lógica é mais simples.
Iremos simplesmente pegar a nota que seria a segunda dentre as 4 da tétrade e jogá-la para a ponta (será a última nota).
Portanto, as comparando os formatos cerrados com as inversões, teríamos:
Estado Fundamental: Ao invés de F – 3M – 5J – 7M – F, temos: F – 5J – 7M – 3M
1° Inversão: Ao invés de 3M – 5J – 7M – F, temos: 3M – F – 5J – 7M
2° Inversão: Ao invés de 5J – 7M – F – 3M, temos: 5J – F – 3M – 7M
3° Inversão: Ao invés de 7M – F – 3M – 5J, temos: 7M – 3M – 5J – F
Acordes com Baixo na 4° Corda
A boa notícia é que para os acordes com baixo na quarta corda teremos a mesma lógica dos acordes com baixo na quinta!
Iremos simplesmente pegar a nota que seria a segunda dentre as 4 da tétrade e jogá-la para a ponta (será a última nota).
Portanto, as comparando os formatos cerrados com as inversões, teríamos:
Estado Fundamental: Ao invés de F – 3M – 5J – 7M – F, temos: F – 5J – 7M – 3M
1° Inversão: Ao invés de 3M – 5J – 7M – F, temos: 3M – F – 5J – 7M
2° Inversão: Ao invés de 5J – 7M – F – 3M, temos: 5J – F – 3M – 7M
3° Inversão: Ao invés de 7M – F – 3M – 5J, temos: 7M – 3M – 5J – F
Como Praticar Tudo Isso?
Agora que você já sabe como montar os acordes em diferentes formatos e inversões, tomando como base a tonalidade de Dó maior, você deve fazer o mesmo em outros tons.
Por exemplo, vamos pensar em Fá.
Primeiramente monte no papel as Tétrades de F7M no Estado Fundamental e depois em todas as Inversões, sem alterar a ordem.
A partir daí comece a trabalhar por corda na guitarra.
Pratique as tétrades (Estado Fundamental e Inversões) com baixo na 6° corda utilizando o padrão que ensinamos mais acima (com os voicings abertos).
Depois faça o mesmo com os baixos na 5°e na 4° corda.
Faça isso em todas as 12 tonalidades.
Você vai ver que seu dicionário de acordes irá se multiplicar de uma forma incrível.
E estamos falando apenas das Tétrades com 7M.
Em breve teremos aqui a continuação do nosso dicionário ensinando as Tétrades Dominantes, menores com sétima, meio diminutas, diminutas…enfim.
Dominar esses acordes em diferentes regiões e formatos te dá uma poderosa ferramenta para colorir as músicas que você pratica.
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Lá nós temos uma playlist exclusiva para guitarristas, ensinando a fazer não apenas acordes, mas escalas e arpejos, além de diversas dicas sobre teoria musical.
Grande Abraço,
Bons Estudos!
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